Otosul
 
 

 

O que é a página de

artigos?

Nesta seção do portal da Otosul, você encontrará artigos escritos pelo corpo clínico do consultório. Eles estão divididos em duas categorias: para médicos e para leigos. Periodicamente atualizaremos esta página com novos artigos.

 

 

Links úteis:

Clique aqui e veja uma lista de links úteis.

 
 

ARTIGOS PARA LEIGOS

Informações sobre zumbido

        

1)O que é tinnitus ?
R: E uma experiência subjetiva: um som audível sem que haja som físico externo presente. As pessoas se referem a ele como barulho na cabeça ou nos ouvidos e com termos variados como campainha, apito, grilo, cigarra, chiado.

2) O que a palavra TINNITUS quer dizer?
R: Tinnitus é o mesmo que zumbido. É uma palavra que tem origem no latim e significa tocar um sino. Em inglês tem 02 pronúncias : tin-night-us ou tin-nit-us.

3) O que causa o zumbido?
R: Há mais de 200 causas. As causas podem ir desde uma infecção nos ouvidos até tumores do sistema auditivo, ou qualquer outra doença que lese de alguma forma o ouvido interno. A causa mais comum é a exposição excessiva a sons altos no emprego ou em períodos de recreação. Algumas vezes o tinnitus é resultado de problemas de ATM (articulação temporo-mandibular), doenças cardiovasculares , alergias, doença de Menière, hipotireoidismo, doenças degenerativas dos ossos etc.

4) Muitas pessoas sofrem de tinnitus?
R: Sim . È estimado que 50 milhões de adultos americanos têm zumbido em algum grau. Desse numero 12 milhões o têm na forma severa, A QUAL É SUFICIENTE PARA QUE A PESSOA NECESSITE DE AJUDA MÉDICA.

5) Como é ter zumbido ?
R: Felizmente, para a maioria das pessoas que o tem é apenas um barulho que aparece de vez em quando ou então se referem a ele como o barulhinho do silêncio. Mas quando o tinnitus é severo causa perda da concentração, insônia, estresse psicológico. O zumbido pode ser flutuante de um dia para o outro ou de uma hora para outra.

6) A medicina já conhece tudo sobre o zumbido ?
R: O mecanismo responsável pelo zumbido não é totalmente conhecido. Nós sabemos que é real e um sintoma de alguma patologia que lesou o sistema auditivo ou neural.

7) O zumbido está associado á perda auditiva ?
R: Na maioria das vezes, sim . Mas, em alguns casos, o zumbido está presente onde não há perda auditiva .

8) O zumbido significa um estado pré-surdez?
R: Não, o zumbido significa que ocorreu dano no sistema auditivo.O zumbido não causa surdez e perda auditiva não causa zumbido, mas geralmente eles existem juntos.

9) O que é hipersensibilidade ao som?
R: Alguns pacientes com zumbido também experimentam intolerância ao som.O problema da intolerância ao som e zumbido ocorrem em pacientes com perda auditiva e em indivíduos normais.Neste caso, o nível de zumbido deverá ser reduzido vagarosamente para ajudar a dessensibilizar o ouvido.

10) O que piora o zumbido?
R: Ruído alto, excesso de álcool, cafeína, efeitos vasculares da nicotina, aspirina, quinino, alguns antibióticos, alguns anti-hipertensivos, etc.

11) O que o paciente com zumbido deve fazer?
R: Contactar um médico otorrinolaringologista para ser examinado. O exame visa determinar se há uma condição tratável para a causa do zumbido. É importante lembrar que um período de remissão pode ocorrer

12) Quais os tratamentos existentes para o zumbido?
R: a) Amplificação- aparelho auditivo para as pessoas com perda auditiva leve ou moderada ,sem comprometimento da inteligibilidade da palavra (propõe tratamento paliativo).
b) Mascaramento- sons externos com o propósito de sobrepor-se ao zumbido, ou seja, som agradável mais alto do que o zumbido (propõe tratamento paliativo).
c) T.R.T-terapia de reabilitação ao zumbido (Tinnitus Retraining Therapy)- visa dessensibilizar o sistema auditivo do zumbido. Neste caso, o zumbido será reduzido. É o tratamento mais próximo do ideal disponível no momento.
d) Terapia Medicamentosa-definitvo quando a causa é sanada, podendo ser coadjuvante a outras terapias.
e) Tratamento de Problemas Articulares, tais como Disfunção de Articulação Temporo-Mandibular (ATM).
f) Aconselhamento
g) Implante Coclear
h) Outros (Acupuntura, Hipnose, Controle de Alergias, etc.)

13) Há cirurgia para o zumbido?
R: Muitos pacientes perguntam se ao eliminar o nervo auditivo o zumbido pode desaparecer.A resposta é não, pois isso causaria uma surdez permanente e deixaria o zumbido como o único som audível.

Para maiores informações: telefone 024 3348-6382
e-mail: otosul@uol.com.br 

Dra Andréia Azevedo, otorrinolaringologista
Dr Ricardo Figueiredo, otorrinolaringologista